80 Anos de Dener: Um Legado Eterno!

resize-500x650_dener-foto-19648

Nascido em 1937, Dener Pamplona de Abreu começou a trabalhar no Universo Fashion com 13 anos de idade na Casa Canadá (boutique carioca) e se tornou um irreverente estilista da época, qual inovou ao criar uma própria identidade para o luxo na moda do Brasil, quando naqueles tempos a única coisa que se fazia era copiar a moda europeia. Hoje (03 de Agosto) ele completaria 80 anos, quase 40 de sua morte. Sim, ele faleceu jovem, com 41 anos.

O estilista mudou-se do Pará para o Rio de Janeiro em 1945 e foi lá que começou a criar e desenhar, e 5 anos depois fez o vestido de debutante para Danuza Leão, e em seguida contratado para fazer um estágio no ateliê de Ruth Silveira. Em São paulo, anos depois ele inaugurou seu próprio ateliê, o Dener Alta-Costura e quando começou a ficar ainda mais reconhecido pela mídia, mudou seu ateliê para a Av. Paulista.

Para tomar nota de como Dener foi literalmente um inovador, em 1968 (apenas 10 anos antes de seu falecimento), ele fundou a primeira grife de moda criada no Brasil. Pois é, ele não era pouca coisa não, e a grife era intitulada de “Dener Difusão Industrial de Moda”.

Em 1972 foi lançado seus livros “Dener – o luxo”, e o livro “Curso Básico de Corte e Costura” e disputou com Clodovil Hernandes o título de “Papa da Alta Costura Brasileira“.Infelizmente, Dener tinha problemas com o alcoolismo, que piorou levando-o a morte em 78, como disse, causada por uma cirrose hepática.

dener estilista

TRAGETÓRIA: Saiba um pouco mais da história e passagem do icônico AQUI

assinaturablogjpeg_________________________________________________________________________oestilounicorenanfurlanpiracicaba